domingo, 28 de outubro de 2007

Cansaços

«Eu estava cheio de um desses cansaços que nos pesam mais que o corpo. Cansado de ter raça, cansado de ter nome. estava cansado de ser. Era uma fadiga do universo e dos aléns. Que repouso concedermo-nos nestas alturas senão darmos feriado à existência? E era o que eu estava a dar seguimento naquele dia, fugindo-me do mundo, dando pausa ao pensamento. (...)»

Mia Couto - Cronicando

Bob Dylan Blowin' In the Wind

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Preso por ter cão e por não ter...

Achei curioso o post da Sofia no Defender o Quadrado, com o qual concordo inteiramente. De facto o que se verifica, por quem anda um pouco mais atento às lides políticas, é que a honestidade intelectual está cada vez mais longe de ser uma característica do discurso político. Vale tudo para ganhar o voto do incauto cidadão. A análise política em Portugal é altamente tendenciosa, sendo feita por políticos, as perspectivas apresentadas tendem sempre para a cor do analista. Por mais que se esforcem lá vão puxando a brasa à sua sardinha. Assistimos exactamente ao mesmo tipo de esquizofrenia de que fala a Sofia aplicada à questão dos impostos. Se o governo não baixar os impostos está a impedir o desenvolvimento económico mas se os baixar será com certeza para conquistar votos. Chega ao cúmulo de serem postos em causa dados adquiridos, como por exemplo o combate à evasão fiscal. Já por várias vezes ouvimos Paulo Portas atirar-nos com a pérola do fundamentalismo do governo relativamente à cobrança de impostos. Gostaria de perceber, o que quererá o homem dizer com isto. Que o governo está verdadeiramente a cobrar os impostos? E ?. São estas as leituras que a oposição faz de tudo o que o governo põe em prática. Os governos são eleitos democraticamente para governar, mas façam o que fizerem ou fazem mal ou para ganhar votos.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

CSI Portimão

Quanto tempo mais irá durar esta troca de galhardetes entre polícias ingleses e portugueses? Vá lá, sejam amigos. O nosso Ross Pynn não consegue competir com Agatha Christie ou com Conan Doyle mas também não havia necessidade dessa má vontade. Concentrem-se mas é na miúda e deixem-se de lérias.

Marcelo, o Adivinho

Se houve alguém que sobressaiu pelas piores razões nesta contenda de comadres do PSD, foi Marcelo Rebelo de Sousa, que muito ao seu estilo conseguiu contra todos falar e em nada acertar. Ponham o homem a comentar o tempo, acho que a meteorologia teria muito a ganhar com alguém assim a reflectir sobre a precipitação e as baixas pressões em geral.

Com ou sem FMI...